NOTÍCIAS

5º Grito da Terra Municipal

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santo Antônio das Missões e Garruchos realiza amanhã (23), o 5º Grito da Terra Municipal, que tem como tema central SOS Brasil. A mobilização será realizada em Santo Antônio das Missões a partir das 9h. “Conclamamos os trabalhadores, lideranças e demais segmentos da sociedade para se somarem a nossa mobilização e dizer não à perda de direitos dos agricultores”, convoca Agnaldo Barcelos, presidente do STR.
A concentração começa em diagonal ao Posto Pillon, na Rua Ricardo Santiago de Godoy, onde será feita a abertura oficial. Após o pronunciamento das autoridades inicia a caminhada com o tema “Na missão sagrada de produzir o alimento, o agricultor em peregrinação carrega uma cruz pesada”. Os manifestantes seguem em procissão até a rótula, na esquina com a Avenida Florduarte José Marques, quando dobram à esquerda e caminham até a Rua Batista Ibargoyen. Pela via, descem até a Avenida José Nunes de Abreu e se concentram em frente à sede do STR. No local, será realizada a Estação 45 Anos – ato de agradecimento e homenagem aos 45 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Na sequência vai ser retomada a peregrinação, voltando pela Rua Ricardo Santiago de Godoy à Avenida Florduarte José Marques, pela qual a caminhada segue até a Rua Waldemar Balbé. Na via, os manifestantes dobram à esquerda e se dirigem à Praça Antônio Vicente do Nascimento, onde se concentram em frente à Igreja Matriz para o encerramento da caminhada de peregrinação, com o tema “Páscoa na roça – tempo de celebrar a fé, de cultivar a esperança e plantar as sementes que garantirão a vida e a ressurreição de Cristo entre nós”. O encerramento do 5º Grito da Terra Municipal está previsto para as 12h30min.
O STR já entregou às autoridades e lideranças de Santo Antônio das Missões e Garruchos a pauta do 5º Grito da Terra Municipal, construída a partir do mutirão de visitas a todas as comunidades dos dois municípios entre 21 de janeiro a 24 de fevereiro, aproximadamente 2.200 famílias. As reivindicações foram divididas em 11 eixos estruturantes: saúde, uso abusivo do veneno, educação, produção de alimentos e geração de renda, acesso à terra, infraestrutura, segurança pública, habitação, relações interinstitucionais, Barragem Garabi e Previdência Social. Uma primeira discussão entre STR, autoridades e lideranças também já foi realizada nos dois municípios.
A realização do 5º Grito da Terra Municipal conta com o apoio da Fetag, da Regional Missões II e da Regional Missões Fronteira Noroeste.
PROGRAMAÇÃO
8h30min – Início da concentração, próximo ao Posto Pillon;
9h – Abertura oficial com pronunciamento das autoridades;
10h – Início da caminhada até o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o tema “Na missão sagrada de produzir alimento, o agricultor em sua peregrinação carrega uma cruz pesada”;
10h40min – Estação 45 Anos – ato de agradecimento e homenagem aos 45 anos do STR;
11h – Retomada da peregrinação da Praça Antônio Vicente do Nascimento até a Igreja Matriz;
11h30min – Ato de encerramento da Caminhada de Peregrinação, com o tema “Páscoa na roça – tempo de celebrar a fé, de cultivar a esperança e plantas as sementes que garantirão a vida e a ressurreição de Cristo entre nós”; e
12h30 – Encerramento.
(Por Vladson Ajala, assessor de comunicação do 5º Grito da Terra Municipal)
Assessoria de Imprensa – 22/03/2016