NOTÍCIAS

7º BPM garante participação efetiva no 6º Grito de Alerta

     O 6º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, que será realizado no dia 12 de maio, em Três Passos, tem a previsão de receber cerca de 8 mil pessoas. Realizado pela Macrorregional Missões Fronteira Noroeste e Fetag, o evento vai contar com a experiência e o apoio do 7º Batalhão da Polícia Militar – Três Passos, como foi acertado no dia 22 de fevereiro, quando aconteceu uma reunião entre a coordenação regional do 6º Grito de Alerta, representados por Ehrardt Araldo Hepp e Hoana Talita Gehlen e com o major Diego Gonzalez Munari – Comandante do 7º BPM, o capitão João Paulo Andrighetto – subcomandante do 7º BPM e o capitão Everton Korte, comandante da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo. O encontro buscou firmar parceria do 7º BPM para a realização do 6º Grito de Alerta.
     Conforme o major Munari, a Brigada Militar participará da organização do espaço e orientação aos participantes, além de auxiliar na condução da caminhada. Hepp disse que a presença do 7° BPM fará grande diferença, pois serão parte da organização e estarão incluídos em todo o processo. Nos próximos dias acontecerá reunião de trabalho para delimitar os mapas e possíveis caminhos no centro da cidade para a realização do evento.

     Mulheres e jovens

     Na tarde de 23 de fevereiro estiveram reunidos no auditório do STR de Três Passos representantes das Comissões Municipais de Jovens e Mulheres Trabalhadoras Rurais dos 14 municípios que compõem a Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Sindical Três Passos, vinculados à Fetag. O encontro foi conduzido pela coordenadora regional de Mulheres, Elenir Barasuol, e a assessora regional Hoana Talita Gehlen.
     O foco da reunião foi a discussão referente às estratégias de mobilização e divulgação nos municípios e comunidades sobre o 6º Grito de alerta, que busca mostrar à sociedade a importância da agricultura familiar e também a luta por novas conquistas e, ao mesmo tempo, garantir direitos adquiridos, a exemplo da Previdência Social Rural.
     No dia 11 de maio haverá uma ação junto ao comércio de Três Passos para demonstrar o objetivo do evento. Esta ação será realizada por jovens e mulheres agricultoras da Associação Regional Sindical Três Passos.

     Emater
     Uma reunião entre a coordenação regional da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Sindical Três Passos e a gerência regional da Emater foi realizada no dia 22 de fevereiro no escritório de São Martinho. O objetivo da reunião foi estreitar e fortalecer a parceria entre os STR`s vinculados à Regional Sindical Três Passos com a Emater, enquanto escritórios municipais como também regionais. Segundo gerente regional  Carlos Turra, é fundamental estreitar os laços com os sindicatos, pois a Emater pode oferecer assistência técnica, cursos e palestras aos agricultores que carecem de informações adequadas às suas realidades.
     Para Luiz Arnt, coordenador da Regional Sindical Três Passos, o trabalho conjunto entre Emater e STR`s agrega muito ao dia a dia dos agricultores, já que a união de esforços traz resultados positivos aos maiores responsáveis pela existência das duas entidades, ou seja, os agricultores. Frente ao cenário discutido da agricultura familiar, ficou acertada a parceria entre as entidades, como forma de fortalecer e proporcionar conhecimento técnico e prático junto às propriedades.
    Também participaram da reunião o secretário Edison Luís Ritter Unser, a assessora regional Hoana Talita Gehlen, a coordenadora municipal de Mulheres de São Martinho, Ilse Pauli. Pela Emater a chefe do Escritório Municipal  Cristiele Fagundes e o agrônomo Cristiano Herpich.

Assessoria de Imprensa – 29/02/2016