NOTÍCIAS

Fetag leva experiência com BB no Pronaf para alagoanos

     Mostrar o funcionamento da parceria existente entre a Fetag-RS e o Banco do Brasil, no que diz respeito à operacionalização do Pronaf, motivou o 1° tesoureiro da Federação, Nestor Bonfanti, e o assessor da Regional Sul da Contag, José Lourenço Cadoná, a participar de uma reunião com dirigentes da Federação de Alagoas e a Superintendência do BB alagoano no dia 22 de janeiro em Maceió.
     Desde o ano passado, lembra Bonfanti, a Federação fez o convite para que mostrássemos como funciona o sistema de parceria com o banco, chamado Coban. “Destacamos os aspectos positivos do convênio, como agilidade nas contratações, melhor aplicação dos recursos e a redução de oferta de produtos aos trabalhadores rurais. O agricultor não precisa mais se deslocar até a instituição, mas sim vai direto ao sindicato, que encaminha tudo. Por esse serviço, o BB remunera o STR e a Federação. E, ainda, o agricultor passa a ver as políticas públicas como uma ação do sindicato e não mais do agente financeiro”, ponderou.
     Cadoná avaliou a exposição aos alagoanos como muito importante, uma vez que a realidade deles é bem diferente da Região Sul, especialmente o RS. “Lá predomina p Pronaf  `B`, enquanto no Sul é o `C`. Nos chamou atenção o forte potencial para a produção leiteira, frutas e grãos. A superintendência do BB quer fomentar a produção local através da implantação do modelo gaúcho de Coban”, disse.
     Hoje, em Alagoas, demora até seis meses para que haja a liberação de recursos e com todo esse tempo encerra o prazo do agricultor realizar o plantio. E se não planta, não colhe. Consequentemente, não tem dinheiro para pagar o financiamento. “Logo depois de nossa conversa a Federação alagoana começou a entregar a documentação para as assinaturas de convênios entre banco e federação”, destacou Bonfanti.
     O representante do Banco do Brasil expôs a realidade da agricultura familiar e os problemas de acesso ao crédito em Alagoas. Ficaram muito satisfeitos com a apresentação e mostraram o quanto essa iniciativa com a Fetag-AL será importante para contribuir no avanço do crédito no estado. A secretária de Política Agrícola da Fetag-AL, Rilda Alves, o vice-presidente, José Robério, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Torres e secretária de Jovens, Marielle dos Santos Silva, falaram sobre a importância da parceria, das expectativas com o fortalecimento dessa iniciativa para atender a realidade da agricultura familiar e a sazonalidade da produção. Todos esperam que o estreitamento dessa relação possa ajudar no avanço de todas as linhas de crédito.

Assessoria de Imprensa – 28/01/2016