NOTÍCIAS

Intercâmbio aproxima realidades diferentes

     A Regional Sinos Serra, através dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Igrejinha e Canela, promoveu no dia 15 de janeiro um intercâmbio com jovens de Igrejinha, que foram visitar três propriedades em Canela, sendo duas com produção de moranguinho em estufa (uma delas em consórcio com hortaliças) e uma agroindústria de derivados de leite, em especial queijo. As propriedades têm sucessão rural e geração de renda junto às iniciativas puxadas pelos jovens.
     Esse trabalho, lembra José Teixeira Júnior, assessor da regional, representa uma das propostas firmadas pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em 2015, por ocasião do Encontro de Gerações em Santa Cruz do Sul. Dentro deste contexto se insere organizar Comissões Municipais de Jovens e promover atividades que vão ao encontro de suas próprias demandas.
     Para Waldemir de Abreu, o “Milico”, presidente do STR de Canela, os jovens que visitaram o município viram a realidade da agricultura familiar, ou seja, pessoas  que realmente tiram da terra seu sustento e vivem com qualidade de vida. Ao mesmo tempo, Gerson Nath, presidente do STR Igrejinha, é importante que os jovens realizem esse tipo de atividade, pois apesar da proximidade dos municípios e da região existem técnicas e manejos diferenciados em determinados sistemas de cultivo, isso faz com que os jovens possam trocar experiências e se aperfeiçoar em determinadas culturas conhecendo outra realidade e bem próxima.

Assessoria de Imprensa – 20/01/2016