NOTÍCIAS

Comissão de Mulheres da Sinos Serra prepara 8 de Março

     O STR de Vacaria recebeu no último dia 28 de outubro integrantes da Comissão de Mulheres para definir algumas das atividades e organização do Encontro de Mulheres da Regional Sindical Sinos Serra, tendo à frente a coordenadora de Mulheres da Regional, Isabel Dias Marques. A vice-presidente do STR, Francisca Inês Zanella de Almeida, saudou aos participantes agradecendo a presença e passou a palavra para o Presidente Sérgio Poletto, que fez algumas considerações:
     “Quero, desde já, agradecer o envolvimento de todas neste desafio de preparar o Encontro de Mulheres da Regional Sindical e dizer que, quanto à diretoria, o meu sistema é cumprir com a determinação da comissão. O que for decidido será cumprido. Vocês têm a liberdade de decidir pelo melhor para o sucesso deste evento", observou.
Além do desafio de preparar este evento, Poletto adiantou que para 2016 haverá um desafio ainda maior, que é a luta pela garantia da aposentadoria rural, não permitindo a aprovação do Projeto de Lei que quer aumentar a idade da mulher, de 55 para 65 anos e do homem, de 60 para 68 anos, além de 30 e 35 anos respectivamente, de contribuição, mais uma tabela progressiva para abatimento do uso do Bloco de Produtor Rural. Este projeto prevê ainda o fim da pensão por morte de cônjuge. Este projeto é do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e se chegar entrar em votação deve ser aprovado com facilidade, entrando em vigor praticamente no dia seguinte, alertou.
     A decisão foi tomada na Assembleia Geral da Fetag, em Porto Alegre, no dia 27 de outubro, quando acordou-se em todo o País realizar um abaixo-assinado e colher o maior número de assinaturas para defender a permanência da aposentadoria rural, da forma como está, garantindo direitos e benefícios que arduamente foram conquistados em muitos anos de lutas.
     Ainda ficaram definidas duas palestras: uma de saúde, com Neice Müller, e outra de autoestima feminina, com Susana Fochesato Minuzzo. Inês disse que também deverá acontecer um desfile de casais vestidos tipicamente de acordo com seu município, para descontrair o pessoal participante depois do almoço. Haverá ônibus gratuito saindo das localidades do interior, o que será definido mais perto do evento, mas os interessados em participar podem ir entrando em contato com as lideranças das capelas.
     Depois das palestras, a organização vai homenagear as coordenadoras dos STR`s integrantes da Regional Sindical Sinos Serra, realizar sorteio de brindes e terminar com uma reunião dançante. Durante todo o dia haverá exposição de produtos do artesanato local e participação de entidades. Por ocasião da assembleia geral no dia 16 de dezembro haverá uma outra reunião das mulheres.

Assessoria de Imprensa – 04/11/2015