NOTÍCIAS

Frente Parlamentar da Agricultura Familiar vai ser lançada no Congresso Nacional

Com o propósito de mobilizar e somar esforços no Congresso Nacional em defesa da agricultura familiar será lançada amanhã (20) a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Agricultura Familiar, tendo como presidente o deputado Heitor Schuch, ex-presidente da Fetag. A cerimônia está marcada para as 8h, no Plenário 2 do Anexo II da Câmara e deverá reunir entidades e agricultores de todo o país. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, Josiane Einloft, 1ª secretária, Nestor Bonfanti, 1° tesoureiro, e Diego Kiefer, diretor do STR de Cachoeira do Sul, estiveram com Heitor Schuch para reforçar os pleitos da Federação gaúcha junto à Frente Parlamentar. 
Até o momento, 246 parlamentares e sete senadores assinaram o requerimento e irão compor o colegiado. De acordo com Schuch, assim como existe a Frente Parlamentar da Agropecuária, que representa os grandes produtores rurais, os pequenos careciam de um espaço de defesa das pautas específicas desse setor, que abrange 4,3 milhões de famílias rurais e responde pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Segundo ele, a Frente terá o papel de debater as carências deste importante segmento como a falta de infraestrutura no Interior – estradas, energia elétrica, telefonia, irrigação – e preços dos produtos da agricultura familiar.
Outro grande obstáculo que precisa ser superado, observa o parlamentar, está relacionado com a sucessão rural. “Cada vez menos jovens querem permanecer no campo produzindo alimentos, e um dos desafios da frente será construir condições dignas de trabalho e de vida também para esta juventude”, justifica.Schuch foi deputado estadual por três mandatos sucessivos, sempre defendendo as grandes bandeiras de luta dos trabalhadores, em especial da agricultura familiar. O parlamentar é agricultor familiar, foi presidente de Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul e posteriormente presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS). “Portanto, conheço bem a realidade e as dificuldades que o setor enfrenta”, completa.

Assessoria de Imprensa – 19/05/2015