NOTÍCIAS

Audiência Pública debate implementação do Susaf-RS

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Brito, realizou hoje (10), no auditório da Fetag, em Porto Alegre, uma audiência pública para discutir a implementação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). Ela foi proposta pelos deputados Elton Weber e Edegar Pretto.
Para o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, essa pauta vem sendo discutida há muito tempo pela Federação. “Não entendemos como uma cidade tem licença municipal e não pode vender no município ao lado. Quem tem licença para o Rio Grande do Sul não pode comercializar para Santa Catarina. Precisamos acabar com esse problema interno do RS e ter um serviço de inspeção que seja válido em todo território nacional. É inconcebível conviver com esse tipo de burocracia”, lamentou.
O dirigente lembrou que durante as feiras, entre elas a Expointer, o Estado concede uma licença especial para o período da mostra. “Será que quando a exposição acaba aqueles produtos deixam de ser bons para o consumo?”, questionou. Joel disse que a agroindústria ajuda em muito a manutenção do jovem no meio rural.
O deputado Elton Weber contou que entre regras e leis já foram dados vários passos para que o agricultor familiar transforme a matéria-prima em produto acabado. “Em cada região que visito, os agricultores me perguntam quando poderão vender os produtos agroindustrializados fora do município. É nesse sentido que precisamos fazer com que as coisas sejam implantadas. Hoje, apenas cinco agroindústrias no RS têm licença podem comercializar para qualquer município. É preciso ressaltar que 84% das agroindústrias mantêm um jovem na propriedade”, observou. Já Edgar Pretto enfatizou a necessidade do agricultor poder industrializar para agregar renda ao seu produto. “A maioria quer apenas vender dentro do RS”, completou.

Mais informações: Carlos Joel da Silva (51) 9314-5750

Assessoria de Imprensa – 10/05/2015