NOTÍCIAS

3° Festival da Juventude Rural é sucesso em Brasília

Durante os dias 27 a 30 de abril Brasília recebeu nada menos do que 5.000 jovens rurais de todo o Brasil e da América Latina, que participaram do 3º Festival da Juventude Rural. A Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) da Fetag-RS esteve à frente de uma delegação composta por 150 integrantes.
Após quatro dias de intensas atividades, foi na manhã de hoje (30) quinta-feira, que aconteceu o encerramento, com uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios, que iniciou por volta das 9h na Catedral e se estendeu até as 13h, com várias paradas para manifestações e cânticos, inclusive no Congresso Nacional. O ato final foi defronte ao Ministério da Educação, culminando com o lançamento de centenas de balões, que deram um colorido todo especial ao céu azul e o forte calor de Brasília.
A secretária Nacional de Jovens da Contag, Mazé Morais, acredita que a juventude saiu bastante fortalecida do Festival. “A presença da presidente Dilma Rousseff foi muito importante, além dos grandes painéis e atividades esportivas. Tivemos a rara oportunidade de falar para a presidente, olhando diretamente em seus olhos, o que a juventude rural deseja e seu sonho para continuar no campo. No momento em que ela reforça o seu compromisso com o movimento sindical e a própria Contag, nos sentimos mais confiantes para prosseguir na luta”, destacou.
Ao mesmo tempo, Josiane Einloft, coordenadora de Jovens da Fetag, endossou as palavras da companheira e disse que a delegação gaúcha se destacou nas mais diversas atividades, colaborando decisivamente para o sucesso do evento. Além da Comissão Nacional de Jovens atingir seu objetivo com o Festival, a CEJTTR colaborou decisivamente neste processo. Ela cita como exemplo a condução de uma Oficina sobre Sucessão Rural e Agricultura Familiar, a qual foi um sucesso. Ainda houve a participação fundamental do grupo de danças do CTG Potro Sem Dono, de Dois Lajeados, o qual além de abrir as noites culturais, estava representando o Rio Grande do Sul. O mesmo grupo participou de duas oficinas falando sobre a tradição gaúcha e, ainda, debates sobre a agricultura familiar.
Para Josiane, a participação da presidente Dilma Rousseff representou um momento importante por ser a autoridade máxima do Brasil. “Aproveitamos para dar um recado a presidente Dilma, por sinal endossados nas falas de Alberto Broch e de Mazé Morais, sobre crédito fundiário, uma das principais demandas do RS. Acredito que poderemos avançar no Grito da Terra Brasil, já que essa pauta está na mesa da presidência. Então, vamos permanecer mobilizados para que de fato possamos avançar nas políticas do crédito fundiário”, completa.

Assessoria de Imprensa – 30/04/2015