NOTÍCIAS

STR e Coohaf inauguram oito casas em S. A. da Patrulha

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha e a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf) inauguram oito unidades habitacionais pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) – Minha Casa, Minha Vida no dia 16 de abril. O ato inaugural foi realizado na unidade Osório Umbelino dos Santos (76 anos) e Verginia de Souza Santos (64 anos), na localidade de Içara do Montenegro. O casal realizou o sonho de morar em uma casa nova e em condições melhores, já que a antiga ainda tinha chão de barro. Segundo Verginia, este sonho parecia impossível e que no princípio chegou a duvidar, mas agora ela já tem gosto de comprar até móveis novos para a casa.
Para o presidente do STR, Arnaldo Bühler, esta conquista emociona, pois após muito tempo ver um sonho realizado traz a certeza de que a luta do movimento sindical vale a pena e aumenta o compromisso da entidade. Já o presidente da Coohaf, Juarez Cândido, reforça a importância das parcerias desde a elaboração dos projetos, na liberação dos recursos e na execução das obras. “Se não fosse desta forma, com as parcerias, o PNHR não se viabilizaria”, justificou.
Larri Machado, representante da Caixa Econômica Federal, reforça a importância das políticas públicas na vida dos menos favorecidos. O representante da Emater, Paulo Rojan, parabenizou as famílias e as entidades.O PNHR, explica José Teixeira Júnior, assessor da Regional Sinos Serra, é um programa que subsidia a compra do material para construção das casas, sendo que a contrapartida do agricultor é 4% do valor subsidiado (subsídio neste caso foi de R$ 25.000,00) mais a mão de obra na construção da casa. Nestas oito unidades construídas foi mobilizado um valor acima de R$ 200.000,00, que também ajudaram a aquecer a economia local, visto que os materiais de construção foram adquiridos na região.
O STR continua a realizar projetos pelo PNHR, aguardando a liberação de recursos para novas contratações. “Agradecemos as parcerias e também os profissionais Elaine Wames (arquiteta), Luzia (assistente social), Cristini Souza (arquiteta), Marcelo Marques (assistente social) e funcionários Edson Monticelli, Cleuza Pinheiro e Endiara Portal, que tiveram atuações importantes no desenvolvimento deste projeto”, completou Bühler.

Assessoria de Imprensa – 17/04/2015