NOTÍCIAS

Secretário Ruano promete soluções cirúrgicas

O sectário nacional da Agricultura Familiar, Onaur Ruano, esteve hoje (8) na sede da Fetag, em Porto Alegre, onde foi recebido pelo presidente da entidade Carlos Joel da Silva, pelo 1° tesoureiro Nestor Bonfanti, pela 1ª secretária Josiane Einloft, e pelo deputado estadual Elton Weber. Ruano atendeu uma determinação do ministro Patrus Ananias, que esteve na Fetag no dia 20 de março, quando lhe foi solicitado auxílio do MDA na cadeia leiteira do Estado, que enfrenta dificuldades. Bastante receptivo, Ruano recebeu do Departamento de Política Agrícola, basicamente, três reivindicações exclusivas para os produtores de leite – estimados em 12 mil famílias – que não receberam de indústrias que faliram ou pediram recuperação judicial:
1ª) Concessão de bônus de adimplência para custeios pecuários e investimentos;
2ª) Prorrogação das operações de crédito, via resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) para custeio pecuário por até três anos e para investimento após a última parcela; e
3ª) Linha de crédito especial no valor de R$ 10 mil com prazo ampliado para pagamento e condições diferenciadas para sanear o passivo que o produtor acumula em decorrência do não-recebimento pela produção.  
Joel ficou satisfeito com a presença do secretário, que prometeu empenho junto aos demais órgãos do governo com a proposta da Fetag. Ruano constatou que a Federação está empenhada em buscar soluções não só para essas famílias, mas também para todos os produtores que têm no leite o sustento da família. “Me comprometi de internalizar as propostas da Fetag, que têm como virtude de não serem generalizadas, mas sim focadas onde ocorreram os problemas. Temos condições de buscar as soluções cirúrgicas para os problemas que estão ocorrendo aqui”, completou.

Mais informações: Carlos Joel da Silva (51) 9314-5750

Assessoria de Imprensa – 08/04/2015