NOTÍCIAS

Expoagro Afubra comemora 15ª edição

Três dias após celebrar seus 60 anos, a Afubra abre, mais uma vez, os portões do Parque de Exposições, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo/RS, para a realização da 15ª Expoagro Afubra 2015. A solenidade de abertura, realizada na manhã de hoje (24) contou, em especial, com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori. Antes dos pronunciamentos, o Coral da Afubra e a banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) abrilhantaram o evento, que já se consolidou na agenda dos principais eventos agrícolas do Brasil.
A Fetag esteve representada por Elisete Hintz, secretária-geral, que destacou o Pavilhão da Agroindústria Familiar como o mais visitado. “A diversidade dos produtos de nossas agroindústrias, artesanatos, plantas e mudas de flores é sensacional”, disse.  
Em seu pronunciamento, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, relembrou a criação do Seguro Mútuo, em novembro de 1956. Além disso, ressaltou a preocupação da associação em promover a diversificação e evitar a monocultura, sempre com o foco na melhor qualidade de vida de seus associados. Ele também aproveitou o momento para reforçar a necessidade de uma readequação da propriedade rural frente as dificuldades. “É preciso um mercado e uma logística que favoreçam a comercialização dos produtos agrícolas e que promovam a sucessão no meio rural”, enfatizou.
Além de conhecer o espaço dedicado às agroindústrias familiares, José Ivo Sartori, experimentou alimentos comercializados, como queijos, salames e frutas e foi presenteado com uma cesta com produtos coloniais pela Fetag e sua Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. O governador destacou a importância da agroindústria familiar por proporcionar ao produtor, a oportunidade de ir além do cultivo. “Só produzir não basta, a agroindústria fortalece as economias locais através da geração de renda e também contribui com a manutenção das famílias produtoras”, destacou.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), apoia a feira. "Este aqui é o Rio Grande que dá certo. Nos corredores da nossa Expoagro, maior feira da agricultura familiar, um setor que agrega 650 mil agricultores trabalhando e produzindo, reafirmo nosso compromisso, nossa parceria com esta cadeia produtiva que dá sustentabilidade ao Estado", afirmou. Em seguida, o deputado federal, Heitor Schuch, representando a Câmara dos Deputados, relembrou o surgimento da Afubra, citando seus fundadores. Os projetos e trabalhos desenvolvidos pela entidade, como o de combate ao trabalho infantil, também foram mencionados em seu discurso. De acordo com Schuch, a Expoagro Afubra pode ser vista como um “laboratório a céu aberto”. Por isso, entende como de extrema importância o apoio governamental para que a pesquisa, a extensão e a assistência técnica sejam sempre levadas a sério. 

Duas mil famílias

O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Fetag, Jocimar Rabaioli, revelou que a Expoagro Afubra 2015 conta com 150 estandes no Pavilhão da Agroindústria Familiar, beneficiando mais de 2 mil famílias de 70 municípios. “Entendemos que este é um evento estratégico, afirmado no cenário estadual, que propicia oportunidade de boas vendas para as agroindústrias, com possibilidade de abertura de novos negócios e ampliação de mercado”, completou o governador, ao se referir sobre a importância do evento.
A feira, realizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), mostra o potencial da Região do Vale do Rio Pardo e apresenta propostas de tecnologias, produtos e serviços voltados à fumicultura. Além de palestras e debates, os visitantes podem conferir as parcelas temáticas da Emater, lavouras demonstrativas, pavilhões de animais (com destaque para as aves, principalmente as exóticas), pavilhão das agroindústrias, espaço cultural, Dia do Arroz, fórum de diversificação, exposições de máquinas e equipamentos e novidades que visam à diversificação da propriedade rural. A Expoagro Afubra ocorre até o dia 26 de março, quinta-feira, das 8h às 18h, com entrada franca. 

Mais informações: Jocimar Rabaioli (51) 9324-2082

Assessoria de Imprensa – 24/03/2015