NOTÍCIAS

FETAG-RS e Governo do Estado discutem pautas da agricultura familiar

Na tarde desta quarta-feira (12), a FETAG-RS, representada pelo presidente, Carlos Joel da Silva, e pela secretária-geral, Jaciara Muller, esteve em reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, no Palácio Piratini. A agenda foi marcada a pedido da federação pelo deputado estadual Elton Weber, que também esteve presente.

Na reunião, a FETAG-RS cobrou do Governo do Estado respostas para a pauta entregue ao governador Eduardo Leite no mês de abril, dentre elas, a anistia do valor dos boletos do Troca-Troca para agricultores de municípios afetados pela estiagem e a inclusão das agroindústrias familiares no auxílio emergencial gaúcho.

Sobre a proposta de anistia das dívidas do Troca-Troca, que seria realizada na forma de aumento de subsídio, dos atuais 28% para 100%, a Secretaria da Fazenda está em busca dos recursos e até a semana que vem haverá uma resposta definitiva, que poderá ser favorável.

No que se refere ao decreto das multas, que vem causando prejuízos aos produtores, o secretário Arthur Lemos se comprometeu a analisar o caso para buscar o entendimento sobre qual será a melhor forma para solucionar o problema, que poderia ser via decreto ou através de mudanças legislativas. Um dos pontos que gerou maior debate foi a inclusão das agroindústrias no auxílio emergencial criado pelo Governo do Estado. Para que seja possível a concessão do benefício para a categoria, duas alternativas foram levantadas: aproveitar a parte dos recursos destinados ao auxílio que por algum motivo não tenham sido utilizados ou buscar através de uma união entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, que foi uma proposta do deputado estadual Elton Weber.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural ficou responsável pela criação de um Grupo de Trabalho para tratar sobre subsídios no óleo diesel para produtores de itens da cesta básica e de convocar a FETAG-RS e as demais entidades para discutir projetos de irrigação e de armazenamento de água nas próximas semanas.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “há vontade do Governo do Estado em atender algumas das demandas, mas ainda não tivemos respostas definitivas. Seguiremos cobrando o governo até que tenhamos nossa pauta atendida, pois a agricultura e a pecuária familiar precisam de ajuda neste ano tão conturbado devido a pandemia e a estiagem”.

Também estiveram presentes na reunião, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, e seu adjunto, Luiz Fernando Rodrigues; a diretora do Departamento de Defesa Agropecuária da SEAPDR, Rosane Collares; representantes da Secretaria da Fazenda e assessores.