NOTÍCIAS

VOCÊ SABIA? – O INNSS CRUZA DADOS PARA VEIRIFICAR A QUALIDADE DE SEGURADO ESPECIAL

Já vimos em postagens anteriores quais os documentos que os/as agricultores/as familiares podem utilizar para comprovar a qualidade de segurado/a especial e garantir os direitos previdenciários.

Entretanto, somente ter a documentação não é mais suficiente porque o INSS utiliza os dados contidos no sistema informatizado, com mais de cinquenta possibilidades de pesquisa para verificar se as informações contidas no processo e na declaração que o agricultor(a) assina são verdadeiras.

Há cruzamento de dados com as informações do Pronaf, Receita Federal onde verifica os dados do – ITR Imposto Territorial Rural e as contribuições, declaração de rendimentos. As informações do Incra, Cadastro Ambiental Rural, Cadastro Nacional de Informações Sociais (junto a previdência Social), com o sistema da Receita Estadual, Cartórios,  Assistência Social – CadÚnico, consulta outros benefícios previdenciários recebidos, entre outros.

Nessas fontes de pesquisas muitas situações vividas pelos agricultores/as, que ele já nem lembra mais, podem aparecer. Por isso, hoje em dia, mais do que nunca é importante que o agricultor familiar seja bem orientado e fique atento em todos os cadastros e informações que fizer. Recomenda-se que procure fazer seus cadastros, se possível, em um único lugar, busque não se contradizer, ou seja, não prestar informações diferentes, pois, em determinado momento os sistemas se cruzam e ele pode ser prejudicado, assim, como prejudicar todo seu o grupo familiar.

O sindicato dos Trabalhadores Rurais é o melhor lugar para o agricultor/a fazer seus cadastros e buscar orientações.