NOTÍCIAS

MAPA informa que Agricultura Familiar terá prioridade no Plano Safra 2021/2022

 

Na manhã de hoje, quarta-feira (9), a FETAG-RS, a CONTAG e as demais federações que representam a agricultura e a pecuária familiar no país estiveram reunidas com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para tratar sobre o Plano Safra 2021/2022. Na oportunidade, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, anunciou prioridade para o setor.

 

A expectativa era de que fossem anunciados valores na reunião hoje, o que não ocorreu, mas o MAPA garantiu que a agricultura e a pecuária familiar serão priorizados e receberão mais recursos.

 

Em sua fala, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, salientou a importância do trabalho das entidades na articulação para que a suplementação dos recursos fosse aprovada e solicitou que, para o próximo ano, os valores sejam reajustados devido ao aumento no custo de produção de diversas cadeias, como o de proteína animal, que viu os valores das rações dispararem e de grãos, como a soja e o milho que tiveram elevação nos preços dos fertilizantes. Também são consideradas fundamentais a revisão nos valores para enquadramento no Pronaf, a não elevação das taxas de juros cobradas nas linhas do Plano Safra, a operacionalização do PNCF Empreendedor e a manutenção do Proagro.

 

De acordo com Joel, “reconhecemos o esforço do MAPA em viabilizar os programas que interessam a categoria, mas financiar esse ano a mesma área do ano passado, ficou muito mais caro. Entendemos o momento, mas é a agricultura e a pecuária familiar que sustentam a economia e alimentam os brasileiros. Precisamos de recursos para fomentar a atividade e dar segurança aos produtores”.

 

O Plano Safra 2021/2022 esteve ameaçado de não sair do papel, já que o Congresso Nacional realizou cortes no orçamento que seria destinado ao MAPA, o que faria com que programas essenciais não pudessem ser operacionalizados. Depois de muita articulação das federações, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e do movimento sindical, liderados pela CONTAG, os deputados federais aprovaram a suplementação de recursos para o ministério.

 

A expectativa é de que o Plano Safra 2021/2022 seja anunciado no final do mês de junho, porém, o pedido das entidades é para que uma nova reunião seja marcada antes do lançamento oficial para que os valores sejam conhecidos.

 

A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais seguirão cobrando que todas as pautas encaminhadas sejam atendidas. Na semana que vem, a federação irá até Brasília para reuniões agendadas pelo deputado federal Heitor Schuch que terão como tema as políticas necessárias para a agricultura e a pecuária familiar gaúcha.