NOTÍCIAS

VOCÊ SABIA? – JOVENS DO CAMPO DIVERSIFICAM ATIVIDADES PARA GERAR MAIS RENDA

O jovem enxerga o meio rural como um projeto de vida? Essa tem sido uma das grandes perguntas que desafiam o futuro da agricultura e da pecuária familiar. Um dos caminhos é garantir que estes jovens tenham oportunidades e condições de serem protagonistas de sua própria história e de seus sonhos.

Hoje, o jovem do campo é estimulado a não apenas usar o conhecimento que adquiriu com a família, mas a aperfeiçoá-lo para melhorar a renda e a produção no meio rural. O sucesso da propriedade e do seu projeto de vida vai depender não só da experiência somada à capacitação, mas da busca por informações e orientações sobre o mercado onde poderão comercializar os produtos.

A escolha em permanecer no meio rural é determinada pelo acesso do jovem ao trabalho em uma atividade produtiva não agrícola que possibilite sua autonomia financeira. Atualmente estamos numa tendência de consumo de produtos orgânicos e agroecológicos certificados, cuja produção corresponde à valorização da agricultura familiar e das tradições regionais.

Nesse sentido, o jovem do campo – que hoje tem mais oportunidades de estudar e aproveitar o conhecimento em sua região – pode explorar nichos que agreguem valor a seus produtos, como exemplo na agroindústria, agroecologia, com ênfase na produção artesanal com turismo rural.

Destacamos que o acesso ao conhecimento e as políticas públicas como crédito e apoio à comercialização são fundamentais para o desenvolvimento do projeto produtivo e, consequentemente, na diversificação das fontes de renda do jovem e sua família.