NOTÍCIAS

STR de MATA lança a Década da Agricultura Familiar no município

Na manhã de hoje, sexta-feira (11), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mata, Regional Santa Maria, realizou reunião virtual com a presença de autoridades locais e do movimento sindical para marcar o lançamento da Década da Agricultura Familiar no município, que completará 56 anos de emancipação na semana que vem.

 

Na reunião, o STR apresentou dados importantes relativos à agricultura e pecuária familiar em todo o mundo e os objetivos da década que foram traçados pela ONU e que devem ser seguidos em todo o mundo.

No entanto, a sindicato também apresentou propostas sugestivas para serem trabalhadas nas três esferas de governo (nacional, estadual e municipal) nas áreas de crédito subsidiado, regularização fundiária, armazenamento de água e fortalecimento das agroindústrias e do turismo local, dentre outras.

As propostas de ações também incluem questões relacionadas a saúde, educação e previdência. Durante a reunião, os participantes tiveram um momento de reflexão para entender o que mudou e o que ainda pode mudar a partir da declaração da Década da Agricultura Familiar.

Representando a FETAG-RS, o presidente Carlos Joel da Silva saudou a iniciativa do STR de fazer o lançamento da Década no município de Mata, o que é fundamental para ampliar as discussões a nível local. “Parabenizo o sindicato pela iniciativa, pois é muito importante que os municípios também discutam o que podem fazer dentro dos seus limites. Muitas boas ideias podem surgir e beneficiar os agricultores e pecuaristas familiares, não apenas de Mata, mas de todo o Estado”.

Também participaram da videoconferência de hoje o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mata, Fabricio Murini; o vice-presidente, Hermes Taschetto; o prefeito de Mata, Rogério Kuhn; representantes de escolas, igrejas, comercio local, vereadores, secretários municipais, entidades parceiras, Instituições financeiras, CORED Vale do Jaguari, Instituto federal Farroupilha,  Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Regional Sindical ASTRESMA , dirigentes e lideranças do STR de Mata, e diretores da FETAG-RS na regional.