NOTÍCIAS

Você sabia? ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO E O TRABALHO COLETIVO NO MOVIMENTO SINDICAL É FUNDAMENTAL

Quando somos convidados a participar de um seminário, congresso ou até mesmo uma reunião, é muito comum que os participantes se sintam apenas como ouvintes e pouco propensos a assumir algum compromisso na execução de tarefas ou ações.

A decisão de participar sentindo-se parte do processo ou de apenas como mais um elemento que está ouvindo e concordando com as decisões pode desencadear resultados diferentes num grupo ou numa instituição.

Trabalhar em conjunto, ouvir as pessoas, construir no coletivo, não é algo fácil e necessita de muito diálogo, onde as pessoas devem falar e ouvir, valorizar e aceitar as ideias dos outros. Primeiro é que se faz necessário querer participar para poder contribuir e isso passa também pela oportunidade da democracia, sem impor formas de pensamento e de ações.

Sabemos que não basta ter acesso às informações, sendo que o mais importante é saber o que fazer com estas. Por isso, o papel de quem está na linha de frente, na coordenação dos processos, precisam criar espaços de debate potencializando as experiências e ideias criativas que, individualmente, tornam-se pouco eficazes e eficientes, frente ao grande volume de informações que recebemos diariamente.

A participação e a construção coletiva de um projeto ou de alguma ação, busca potencializar a capacidade criativa das pessoas e das organizações, gerando ideias que poderão dinamizar e ou alterar as linhas de ações e os seus resultados.