NOTÍCIAS

Você sabia? A depressão é uma doença e precisa ser tratada

Na atualidade, a população mundial está enfrentando sérios problemas relacionados a saúde pública, dentre eles, a depressão, uma doença silenciosa e  muito comum na sociedade, principalmente no processo de recuperação pós COVID-19.  Os sintomas são bem preocupantes e envolvem desde a baixa autoestima, presença de sentimento de culpa, dificuldade para pensar, concentrar ou tomar decisão, alterações significativas de peso, humor deprimido, distúrbios do sono, fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade e pensamentos de morte ou suicídio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão, num total de 11,5 milhões de casos. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.

 

A depressão é uma doença como qualquer outra. Não é sinal de loucura, nem de preguiça e nem de irresponsabilidade. Se você anda desanimado, tristonho e acha que a vida perdeu a graça, procure assistência médica. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos outra vez.

 

“Depressão pode ocorrer em qualquer fase da vida: na infância, adolescência, maturidade e velhice.”