NOTÍCIAS

Fetag-RS em Conexão visita Campina das Missões

Dando continuidade ao projeto Fetag-RS em Conexão, a federação visitou o município de Campina das Missões, pertencente à Regional Sindical Santa Rosa. Na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e os assessores de comunicação Hoana Talita Gehlen e Eduardo Oliveira, estiveram em propriedades de sete famílias produtoras rurais.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Campina das Missões e coordenadora da Regional Sindical Santa Rosa, Marta Volkmer, acompanhou as visitas em todas as propriedades, das mais variadas culturas, tais como leite, suínos, frutas e agroindústrias familiares, nas quais os(as) produtores(as) tiveram a oportunidade de falar sobre as suas realidades, os problemas enfrentados e as alegrias vividas por quem é do campo.

Ainda dentro da programação do Fetag-RS em Conexão, foram realizadas três reuniões, sendo uma com a participação de agentes financeiros, representantes de órgãos públicos e do poder executivo do município. Como resultado, a regional criou o comitê da Década da Agricultura Familiar. A segunda reunião contou com a participação de agricultores(as) e pecuaristas familiares que tiveram a oportunidade de levar ao conhecimento da Fetag-RS as situações que precisam de atenção.

Já na sexta-feira (20), a programação foi finalizada por reunião com dirigentes e lideranças da Regional Santa Rosa, onde foram tratados todos os temas levantados durante as visitas, dentre eles: Imposto de renda; limite da DAP; vendas através do PAA e do PNAE; ampliação do zoneamento agrícola; preço do litro de leite ser pago ao produtor levando em consideração a qualidade e não a quantidade; o pacto federativo prevendo melhor distribuição de recursos; educação do campo; e proporcionar cursos de gestão para as propriedades.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “nas visitas ouvimos a realidade vivida pelos nossos produtores. Eles sabem produzir, mas algumas coisas precisam ser feitas para auxiliá-los, como melhoras as políticas públicas e simplificar o acesso a elas, o oferecimento de cursos de gestão das propriedades, o que é fundamental para a saúde financeira das famílias. A partir de agora, iremos trabalhar dentro da regional e a nível estadual e federal todos os temas identificados para potencializar o trabalho já realizado no município e região”.