NOTÍCIAS

ATER é discutida em Veranópolis

Roteiro de ATER em Veranópolis

 

Seguindo a ação estratégica da Fetag-RS para aprofundar o debate sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltada à realidade do campo, as Regionais Sindicais Serra, Serra do Alto Taquari e Campos de Cima da Serra estiveram reunidas em Veranópolis, hoje (24). O evento contou com a participação de dirigentes e técnicos(as) que atuam diretamente com ATER nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

 

O debate foi permeado pela análise de cenário sobre a ATER no estado, resgatando o apanhado histórico sobre o tema ao longo dos anos enquanto elemento estratégico para o desenvolvimento do meio rural com foco na produção, produtividade e qualidade de vida dos agricultores(as) e pecuaristas familiares.

 

O desenvolvimento rural perpassa por uma assistência técnica diferenciada, com acompanhamento e assessoramento dos(as) agricultores(a) sob o olhar da realidade local, especializada e de acordo com as características de cada propriedade. E esta é uma função social dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

 

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti “enquanto entidade sindical de representação legítima dos agricultores(as) e pecuaristas familiares precisamos ter como foco o olhar sobre as propriedades enquanto um conjunto de fatores, envolvendo a produção, comercialização, saúde, educação, mas principalmente sob o viés técnico e social das famílias e a qualidade de vida destas no meio rural”.

 

Acompanharam o evento os engenheiros agrônomos da Federação, Adrik Richter e Kaliton Prestes.

 

Na próxima quinta (26) as Regionais Sindicais Litoral, Camaquã, Vale do Caí e Vale do Rio Sinos Serra estarão debatendo o tema na sede da Fetag-RS.