NOTÍCIAS

Fetag-RS apresenta projetos na COP26

Inicia hoje, quinta-feira (4), a participação da Fetag-RS na 26ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP26), que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia. O assessor de meio ambiente e pecuária familiar Guilherme Velten Júnior está representando a Federação e o Movimento Sindical no evento que reúne as maiores autoridades mundiais. É a primeira vez que a Fetag-RS participa do evento.

A Fetag-RS apresentará seus projetos relacionados a sustentabilidade que abrangem as propriedades rurais dos agricultores e pecuaristas familiares do Rio Grande do Sul associados aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

De acordo com Guilherme, “a participação na COP26 é uma grande experiência, pois se trata da maior discussão sobre o aquecimento global e mudanças Climáticas e estamos tendo a oportunidade de apresentar importantes projetos que a Fetag-RS, em parceria com os STRs, estão desenvolvendo com êxito no Estado. Nossos agricultores e pecuaristas familiares estão fazendo sua parte para minimizar os impactos ambientais das atividades agropecuárias”.

Guilherme também acredita que os pontos principais do evento são o diálogo e os contatos realizados com entidades, empresas, instituições financeiras e órgãos de governo, que dispõem de recursos para aplicar em projetos, e mostrar o que os nossos agricultores e pecuaristas familiares ligados aos Sindicatos, estão fazendo para minimizar os impactos.

A Fetag sempre lutou para que o pagamento por serviços ambientais constasse no Código Ambiental Nacional, desde quando ele começou a ser discutido. Agora, o objetivo é garantir a compensação financeira aos agricultores e pecuaristas familiares que preservam o meio ambiente e ainda pelo sequestro do gás carbono.

Na agenda da Fetag-RS na COP26 consta reunião com a secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) , Patrícia Espinosa, para tratar do escritório RCC no Rio Grande do Sul, pré-agendada para amanhã e que poderá contar com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e do secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.