NOTÍCIAS

Fetag-RS mantem posição em relação ao Conseleite-RS

Em reunião extraordinária do Conseleite-RS realizada na manhã de hoje(07), a Fetag-RS manteve sua posição de não retornar às reuniões ordinárias de divulgação do indicador do Conselho enquanto os pontos levantados pelo elo dos produtores não forem amplamente discutidos e encaminhados. Acompanham a federação nesta decisão a Farsul, Fetraf-RS, Gadojersey e Gadolando.

 

Ainda, as entidades representativas dos produtores não aceitam a divulgação da nota oficial enviada à imprensa mensalmente com o valor de referência enquanto a situação não for rediscutida. Neste sentido, a Fetag-RS participará das reuniões extraordinárias do Conseleite e da Câmara Técnica do Conseleite onde os temas discutidos sejam os pontos que se referem à metodologia, custo de produção e formato do indicador, pois acredita que é necessário atualizar custos e adequar a metodologia de cálculo do valor de referência do produto.

 

Segundo o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti “compreendemos que as relações de mercado entre indústria/cooperativa e produtores está esgotada. Portanto, é necessário utilizar o Conseleite como um fórum de discussão para que esta relação de mercado seja justa para ambos os lados”.

 

A Fetag-RS também cobra que sejam revistos assuntos que envolvem a redução do tempo de pagamento do produto fornecido pelo produtor para a indústria, que hoje é de 45 dias; o fim da diferença de preço entre produtores que fornecem para a mesma indústria; a garantia da liberdade do produtor para trocar de indústria quando sentir-se prejudicado e a criação de estratégias de mercado para discutir acerca da eficiência industrial para impulsionar a exportação de leite e derivados.