NOTÍCIAS

Fetag-RS participa de reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária

Na manhã desta quinta-feira (6), o presidente da Fetag-RS Carlos Joel da Silva representou a federação na reunião híbrida da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Elton Weber, que discutiu a grave situação provocada pela estiagem que assola o Estado no começo de 2022.

Em sua fala, o presidente Joel apresentou a pauta elaborada pela Fetag-RS em conjunto com as suas 23 regionais sindicais, mas deixou clara a necessidade de formatação de uma pauta única com todas as entidades representativas dos produtores rurais para que o documento seja encaminhado aos governos do Estado e da União.

De acordo com Joel, “a estiagem de 2022 é muito pior do que a última. É urgente que seja criada uma política pública eficiente para evitar que outros períodos de escassez hídrica deixem os produtores rurais sem água até mesmo para beber. Milho, soja, uva e outras frutas, além da pecuária de corte e a leiteira estão sendo muito afetados, sendo que a cadeia do leite, que já sofria antes, agora está próxima do caos”.

Como encaminhamentos, definiu-se que a comissão buscará audiência com o governador Eduardo Leite para a próxima segunda-feira (11) e que será analisada a possibilidade de acessar parte dos R$ 16,5 bilhões das chamadas “emendas secretas” do governo federal que poderiam ser usadas para ações estruturantes no Rio Grande do Sul, proposta sugerida pelo deputado federal Heitor Schuch.

Também participaram da reunião deputados, representantes de entidades e lideranças do movimento sindical.

 

Foto: Patrícia Meira/Assembleia Legislativa