NOTÍCIAS

Fetag-RS inicia série de agendas em Brasília

Na quarta-feira (9), a Fetag-RS deu início a uma série de agendas que serão realizadas em Brasília nesta semana e na próxima. O objetivo é buscar apoio dos parlamentares gaúchos e respostas para a pauta entregue ao governo Federal com medidas para amenizar os prejuízos da agricultura e da pecuária familiar diante do cenário de estiagem. Até o momento, não houve resposta do governo.

Eugênio Zanetti e Kaliton Prestes, vice-presidente e agrônomo da Fetag-RS, respectivamente, são os representantes gaúchos em Brasília. Durante o dia de hoje, eles estiveram em visitas aos gabinetes dos deputados federais do Estado e reuniões com diretor da Secretaria de Agricultura Familiar do MAPA, Marcio Madalena, e com o deputado federal e representante da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputado, Alceu Moreira.

A Fetag-RS está intensificando o seu trabalho na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para que seja votado um crédito suplementar que permita a retomada das contratações do crédito rural referente ao último Plano Safra e para que o Tesouro Nacional fique autorizado a fazer as renegociações dos produtores atingidos pela seca.

De acordo com Zanetti, “a Fetag-RS considera que é um problema grave quando as contratações do Plano Safra param na metade do ano. Isso não pode acontecer. Também precisamos de mais agilidade para oferecer suporte aos agricultores que estão sofrendo com a seca.

Nos próximos dias outras reuniões serão realizadas.