NOTÍCIAS

Reunião com entidades discute questões da estiagem

Hoje, o presidente da Fetag-RS Carlos Joel da Silva, participou através de videoconferência de reunião liderada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para debater a estiagem que vem assolando o Estado.

Em sua fala, o presidente Joel defendeu que as entidades devem estar unidades para pressionar os governos e buscar resultados para as pautas já entregues e que até agora não tiveram retorno por parte do Governo Federal.

“Temos problemas sérios com arroz, soja, milho, leite, pecuária de corte e hortifrutigranjeiros, assim como o alto custo de produção que inviabiliza todas as culturas, inclusive a avicultura e suinocultura. Temos pessoas sem água para tomar. Nosso papel é ajudar a construir as propostas e cobrar suas execuções. Vimos um fundo eleitoral de mais de R$ 5 bilhões ser aprovado e emendas parlamentares serem concentradas na mão de uma única pessoa, através do orçamento secreto. Então dinheiro existe, mas é mal utilizado pelos governantes”, afirmou Joel.

A Fetag-RS está articulando em todas as frentes para buscar repostas para a pauta da agricultura e da pecuária familiar. Amanhã, em Ijuí, será realizado o 10º Grito de Alerta, e em Brasília, desde a semana passada, o vice-presidente da Fetag-RS Eugênio Zanetti e o agrônomo Kaliton Prestes estão participando de agendas com parlamentares e órgãos governamentais.