NOTÍCIAS

Parecer favorável a classificação do fumo em galpão é aprovado pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa

Foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (14/7), pelos deputados estaduais da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo o parecer favorável do deputado Elton Weber para transferência da classificação do tabaco da indústria para a propriedade do(a) agricultor(a). O projeto é uma proposição do deputado estadual Zé Nunes.

 

A modificação na legislação é uma demanda antiga da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que entendem que a classificação em galpão dá mais transparência ao processo de compra e venda. A partir da aprovação, o projeto poderá seguir em tramitação na Assembleia Legislativa.

 

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a classificação em galpão já é realizada em alguns momentos pelas indústrias. Não há motivos para que o sistema seja adotado em definitivo, pois torna o processo transparente e evita que o(a) produtor(a) tenha prejuízos, algo que acontece hoje quando as indústrias muitas vezes desvalorizam a produção, além do fato de que muitas vezes o produtor não consegue acompanhar a classificação devido a distância entre a sua propriedade e o local da classificação”.

 

No Rio Grande do Sul a produção de tabaco é realizada por aproximadamente 71 mil famílias que têm nesta produção a sua principal fonte de renda, produzindo mais de 283 mil toneladas de tabaco, segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) referentes a safra 2020/2021.