NOTÍCIAS

Mobilização da última terça-feira, em Porto Xavier, já começa a mostrar resultados

Na tarde desta sexta-feira (4/8), na sede da Fiergs, em Porto Alegre, o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, esteve em audiência com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em que se discutiram algumas das pautas da mobilização de terça-feira, em Porto Xavier.

A Fetag-RS reforçou a importância da criação de barreiras ou de cotas de importação para produtos lácteos dos países do Mercosul. Alckmin também ouviu o pedido de melhorias no Proagro, dentre eles, a desconsideração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como critério de elegibilidade, a manutenção do entendimento de acionamentos por cultura/empreendimento sem somá-las e aumento do limite de acionamentos para os estados afetados pela seca.

O terceiro tema tratado, que é resultado da mobilização desta semana, é a compra pública de leite em pó, que será anunciada pela Conab na próxima semana.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a agricultura familiar espera que medidas sejam tomadas no menor tempo possível e de forma eficiente, pois as reuniões acontecem, mas as respostas não aparecem. Precisamos de ações fortes e que realmente façam a diferença”.

O engenheiro agrônomo da Fetag-RS, Kaliton Prestes, também acompanhou a audiência.