NOTÍCIAS

Fetag-RS anuncia adiamento de mobilização

Diante do anúncio da visita de ministros ao Rio Grande do Sul, prevista para a próxima quarta-feira (27), a Fetag-RS, em conjunto com as Regionais Sindicais, optou por adiar a mobilização agendada para os dias 27 e 28 de setembro, em Jaguarão.

A decisão não representa uma desmobilização da categoria, tão pouco desistência do ato, que foi remarcado para o dia 11 de outubro, também em Jaguarão. Optou-se por, primeiramente, aproveitar a presença dos ministros no Estado para cobrar ações por parte do governo federal. Esperamos que esta não seja apenas mais uma viagem, pois as ações têm de chegar juntamente com a comitiva.

Estamos articulando a marcação de agenda com a comitiva para tratar sobre o tema, em paralelo com as medidas que são necessárias para atender adequadamente o meio rural da região do Vale do Taquari, devastado pela enchente do começo do mês.

Desta forma, damos mais um voto de confiança para o governo federal. Porém, caso nada concreto seja anunciado, a agricultura e a pecuária familiar não irão se calar. Bloquearemos a fronteira com o Uruguai para que, por pelo menos um ou dois dias, não entre leite uruguaio no Brasil.

Salientamos também que poderemos ir para as portas das indústrias, já que elas estão extrapolando todos os limites ao reduzir os preços pagos aos produtores. É responsabilidade dos governos do Estado e da União, assim como das indústrias, a saída de cada produtor da atividade.

Estamos em situação de calamidade devido ao ciclone e também pela crise do leite. Não queremos mais apenas reuniões. Queremos soluções.