NOTÍCIAS

Fetag-RS consegue a prorrogação das Unidades Municipais de Cadastro

A Fetag-RS, juntamente a Fetraf, participou ontem de reunião na Superintendência no Incra, em Porto Alegre, para tratar sobre manutenção do convênio das Unidades Municipais de Cadastro (UMCs), que permitem a realização de serviços junto a plataforma do Sistema Nacional de Cadastros Rurais – SNCR pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

As UMCs são possíveis devido a um convênio firmado entre a Sindicatos e o Incra, porém, o mesmo está ameaçado de acabar. A novidade é uma portaria publicada hoje no Diário Oficial da União que prorroga os convênios amparados pela portaria nº 41 de 11 de abril de 2023 por mais 180 dias.

A prorrogação é considerada uma vitória para a Fetag-RS, visto que apenas no Rio Grande do Sul existem 190 locais que prestam os serviços dentro do convênio e o encerramento traria muitos prejuízos para a agricultura e pecuária familiar.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “durante o período de prorrogação vamos atuar fortemente para fazer com que o convênio seja efetivado por prazo indeterminado e para reestabelecer o convênio nos municípios que o perderam. Hoje, em muitos municípios gaúchos, alguns serviços só são possíveis devido a UMC. Sem o convênio, agricultores e pecuaristas familiares precisariam se deslocar para outros locais”.

Também participaram da reunião os deputados federais Elvino Bohn Gass e Dionilso Marcon, o assessor parlamentar Gilmar Zolet Vieira, que representou a deputada federal Maria do Rosário, e o coordenador do MDA no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes.