NOTÍCIAS

Agroindústrias familiares no centro de Porto Alegre

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (6) a 1ª Feira da Agricultura Familiar Fetag-RS na capital gaúcha. O espaço montado no Largo Glênio Peres foi liberado ao público às 8h. O ato oficial de abertura contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

A 1ª Feira da Agricultura Familiar Fetag-RS é uma demanda antiga da agricultura familiar e da população da capital e da região metropolitana e foi possível devido a inclusão da feira no calendário oficial de ventos de Porto Alegre, o que ocorreu através do vereado Airto Ferronato, que esteve presente no ato oficial.

Até o próximo sábado (11), 70 agroindústrias familiares, de 50 municípios gaúchos, estarão comercializando alguns dos produtos que os moradores da capital e dos municípios próximos conhecem de feiras como a Expointer.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a feira foi resultado de articulação da Fetag-RS, que há algum tempo gostaria de proporcionar esse espaço para o público e para as agroindústrias. Contamos com o apoio de diversos agentes públicos, mas destacamos o vereador Airto Ferronato, que acreditou na ideia e apresentou o projeto da Câmara de Vereadores. Acreditamos que a feira será um grande sucesso”.

Estiveram presentes na cerimônia os deputados estaduais Elton Weber e Miguel Rosseto; o deputado federal, Elvino Bohn Gass; a presidente da Emater, Mara Helena Saalfeld, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo, o secretário de governança fundiária e desenvolvimento territorial do MDA, Moises Savian, o secretario estadual de desenvolvimento rural, Ronaldo Santini, entre outras lideranças.

A 1ª Feira da Agricultura Familiar Fetag-RS conta com o patrocínio do Sicredi, Sicoob, Banrisul e Banco do Brasil, além de ter o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SDR, Prefeitura de Porto Alegre através da secretaria de governança e coordenação política, Senar, Emater e Sistema Ocergs.