NOTÍCIAS

Fetag-RS constrói pauta do Grito da Terra Brasil em defesa da agricultura familiar

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS está mobilizada na construção da pauta do Grito da Terra Brasil, evento que será retomado enquanto estratégia de fortalecimento da agricultura familiar nacional. O Grito da Terra Brasil está previsto para acontecer nos dias 21 e 22 de maio, em Brasília.

Com foco em 10 pontos principais, a pauta elaborada pela Fetag-RS busca soluções para os principais desafios enfrentados pelos agricultores familiares gaúchos, assegurando condições dignas de trabalho e renda, acesso à terra, crédito, assistência técnica e tecnologia, além de mercados consumidores.

A pauta está ancorada sobre os seguintes temas:

– Financiamento da produção

– Enquadramento da agricultura familiar e políticas regionais

– Proteção à produção – SEAF – PROAGRO MAIS

– Dívidas rurais

– Reforma agrária, crédito e regularização fundiária

– Acesso aos mercados, agroindustrialização e cooperativismo- Meio ambiente

– Pesquisa, assistência técnica e acesso a tecnologia

– Relações comerciais internacionais

– Alteração de legislação

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti “O Grito da Terra Brasil é um momento importante para mobilizarmos a sociedade em defesa da agricultura familiar. Os desafios que enfrentamos são muitos, mas estamos unidos para construir um futuro melhor para o campo gaúcho. A Fetag-RS está comprometida em lutar por políticas públicas que garantam a dignidade dos agricultores familiares e o desenvolvimento do setor”, afirma Zanetti.