NOTÍCIAS

A força da agricultura familiar gaúcha

 

O Sicredi, presente em todos os Estados brasileiros e com mais de 2,4 milhões de associados no Rio Grande do Sul, tem muito a colaborar para o crescimento econômico gaúcho. Neste sentido, reconhece a força das agroindústrias familiares, que conquistam, a cada ano no Estado, importante papel na produção de alimentos, geração de emprego e renda no campo. Conforme o IBGE, a agricultura familiar brasileira é responsável por cerca de 70% do que é consumido no País. Já o censo agropecuário aponta que esse modelo reúne o maior número de unidades produtivas do Brasil, sendo também responsável pela segurança alimentar da população.

Como o Sicredi tem forte presença local, atuando com proximidade em todas as regiões, oferece soluções financeiras alinhadas às diferentes realidades gaúchas. É por isso que o Sicredi tem como base a genuína valorização das características das localidades onde está presente, uma vez que a cooperação é um dos principais caminhos para o desenvolvimento em áreas urbanas ou rurais. Neste sentido, mantém o compromisso de apoiar o desenvolvimento rural e as agroindústrias. Um exemplo é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cujo financiamento, no último ciclo, chegou a mais de R$ 6,5 bilhões, ou mais de 35% do total de operações liberadas pelo Sicredi.

“O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que se preocupa em oferecer soluções financeiras alinhadas às necessidades das pessoas, mantendo um relacionamento próximo. A presença física e digital, combinada com um atendimento mais humano e taxas competitivas, demonstram nosso genuíno interesse em fomentar o empreendedorismo local, levando desenvolvimento ao produtor rural gaúcho”, afirma o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.