NOTÍCIAS

A pedido das entidades, governo anuncia recursos para comercialização de trigo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a alocação de R$ 400 milhões para o fomento da comercialização de trigo no Brasil via Conab, que receberá o recurso e ficará encarregada de executar medidas para restabelecer a estabilidade dos preços no mercado.

A cultura do trigo é muito importante para o Rio Grande do Sul, líder em produção nacional com 45,76% do total brasileiro, o que representa cerca de 4,5 milhões de toneladas. O anúncio do governo federal atende uma demanda da Fetag-RS e das demais entidades representativas do setor primário para que seja possível assegurar preços mínimos para o trigo e facilitar o escoamento da safra de 2023.

O anúncio do governo federal atende uma demanda da Fetag-RS e das demais entidades representativas do setor primário para que seja possível assegurar preços mínimos para o trigo e facilitar o escoamento da safra de 2023.

O edital será publicado pela CONAB e o produtor poderá comercializar o trigo com preço equalizado, atualmente fixado em R$87,00 a saca. Conforme o anúncio, são utilizados o Preço Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e a disponibilidade do Prêmio para Escoamento do Produto (Pep).

 

Foto: Fernando Dias/Seapdr