NOTÍCIAS

Aberta oficialmente a colheita do arroz

Aconteceu hoje (14), no município de Capão do Leão, zona sul do Estado, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O ato foi realizado na Estação da Embrapa Clima Temperado. O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva representou a federação.

 

A cultura é uma das mais importantes do Estado, que é o maior produtor do país. Neste ano, apesar da melhora nos preços da saca, que ultrapassou a marca de R$50,00, antigos problemas da cadeia ainda prejudicam a renda dos produtores.

 

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “O produtor é competitivo da porteira para dentro, mas da porteira pra fora, o custo Brasil não o deixa ter lucratividade. A Alta carga de impostos na cadeia é extremamente prejudicial. Os juros estão acima da taxa Selic, o que nunca havia acontecido. Os componentes do custo de produção que estão na mão do governo são os que mais pesam para o produtor”. 

Em relação aos juros, a taxa Selic hoje é 4,25%, porém, a menor taxa do Pronaf está em 4,6%. Para quem não se enquadra no Pronaf, os juros dobram.

“Quando é que o governo vai entender que precisa proteger o produtor, que é quem alimenta e desenvolve o país? O setor respira melhor hoje graças ao mercado, ao aumento nas exportações e ao estoque baixo, mas apesar dos nossos esforços, antigos problemas, como o endividamento, e os custos altíssimos com eletricidade e óleo diesel, e logística, impedem que o produtor seja competitivo. Ou seja, problemas antigos que ainda não foram resolvidos”, completa Joel.