NOTÍCIAS

Abertura da colheita do tabaco é realizada em Venâncio Aires

     Cerca de 400 pessoas participaram na última sexta-feira, dia 27, da primeira edição da abertura da colheita do tabaco realizada na propriedade de Antônio Alcir Coutinho, na localidade de Estância Nova, em Venâncio Aires. A iniciativa foi da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, com o apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e prefeitura de Venâncio Aires.
     O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, enfatizou que a fumicultura é muito forte em diversas regiões do Estado e fundamental para a sobrevivência de toda cadeia, que é discriminada devido a seus malefícios. Ao mesmo tempo, continua o dirigente, a questão social e o que a cultura proporciona ao produtor não é considerada. “Talvez o álcool faça mais mal à saúde do que o próprio cigarro, porém não tem a mesma força de combate que tem a fumicultura”, comparou. Joel acrescentou que a abertura da colheita valorizará a atividade, que tem uma importância enorme na economia do Rio Grande do Sul.
     Durante a abertura, ocorreu a renovação do convênio do Programa Milho, Feijão e Pastagens no Rio Grande do Sul, que envolve o SindiTabaco, as secretarias estaduais SEAPI e SDR, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG/RS), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Afubra.
     "É por meio da parceria entre indústrias e produtores que essa grande cadeia produtiva se sustenta, permitindo um produto de qualidade que coloca o Brasil em destaque no ranking mundial de produção e exportação de tabaco", ressaltou o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.
     Já o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, disse que sempre houve o apoio do governo gaúcho, o que infelizmente não ocorre em todo o País. “Esse será um dia para ficar na história do setor". Ele aproveitou o momento para passar alguns números do setor, como a receita do produtor, que chegou a R$ 6 bilhões na última safra e que é diferencial na pequena propriedade. As entidades representativas do setor entregaram placas de agradecimento ao governador e ao secretário de Agricultura do Estado pelo apoio à cadeia produtiva e o incentivo à Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul.

Informações: SindiTabaco

Assessoria de Imprensa – 30/10/2017 – Luiz Boaz (51) 9 9314-5699