NOTÍCIAS

Ações para desenvolvimento do cooperativismo em debate

     Treze dos 55 deputados que aderiram à Frencoop/RS participaram do café da manhã ontem (6) para debater ações de desenvolvimento do cooperativismo. No encontro, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), foram elencadas três iniciativas que demandarão apoio da Frente. Dois projetos foram encaminhados recentemente pela Frencoop ao governo federal, a criação do Programa de Habitação de Interesse Social, que envolve o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e a criação do Departamento de Cooperativismo (Decoop) junto ao Ministério do Trabalho. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, os secretários da Agricultura, Ernani Polo, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, presidente da Fecoagro, Paulo Pires, e lideranças do cooperativismo.
     Em âmbito estadual, o presidente da Ocergs, Vergílio Perius, abriu a discussão de um projeto de incentivo fiscal à execução de serviços privados de assistência técnica e extensão rural, que já possui o aval das Secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo. Pela proposta, as cooperativas que prestam o serviço no Estado terão crédito presumido de 50% do valor dispendido, cifra deduzida do ICMS gerado no ano subsequente ao da aplicação da verba. Dados da Ocergs indicam que as cooperativas investem R$ 88 milhões por ano em assistência técnica. “Atendemos a 60% dos agricultores gaúchos, queremos estabelecer essa parceria público-privada para ampliar os serviços de ATER, aumentar a produção e possibilitar maior produtividade e renda ao agricultor”, destacou.
     Presidente da Frencoop-RS, o deputado Elton Weber prometeu apoio para o avanço dos projetos. Ele disse que as demandas federais serão trabalhadas em conjunto com a Frente de Apoio ao Cooperativismo Nacional. “Mais de 25% da população gaúcha está ligada ao cooperativismo. Não conheço outro estado com tamanha participação da sociedade. Por isso, todo projeto envolvendo o segmento significa crescimento social e econômico fundamental”, observou.

Assessoria de Imprensa – 07/07/2016 – Luiz Boaz (51) 9314-5699