NOTÍCIAS

Agricultura familiar de Canguçu recebe o Fetag em Conexão

 

Se aproximar da base, ouvir os agricultores e entender suas reais necessidades. Estes são os objetivos que norteiam o projeto Fetag em Conexão, que nos dias 09 e 10 de julho foi realizado em Canguçu, município com maior número de minifúndios da América Latina.

 

A equipe da Fetag-RS, composta pelo presidente Carlos Joel da Silva, a Relações Públicas, Hoana Talita Gehlen e o assessor de comunicação Eduardo Oliveira, foram recebidos com entusiasmo pelas famílias, que aproveitaram a oportunidade para compartilhar suas experiências, desafios e expectativas.

 

A Fetag-RS ouviu relatos sobre a realidade vivenciada pela agricultura familiar que em sua maioria produz tabaco, soja, milho e leite. A dificuldade de acesso a crédito agrícola, em especial às altas taxas de juros, a necessidade de melhorias na infraestrutura rural e a importância de programas de capacitação, principalmente no que tange a assistência técnica voltada à diversificação da produção foram apontados pelas famílias.

 

Os agricultores também destacaram a relevância de políticas públicas voltadas para a juventude rural, ressaltando a necessidade de criar condições atrativas para que os jovens permaneçam no campo, contribuindo para a sucessão familiar e a continuidade das atividades agrícolas.

 

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, diz que em mais um Fetag em Conexão foi possível chegar até as famílias, ouvir seus anseios e conhecer in loco a aplicabilidade das políticas públicas na transformação do meio rural. “Nossa presença aqui em Canguçu é fundamental para entender de perto as realidades vividas pelos agricultores e agricultoras. É ouvindo suas vozes que podemos fortalecer nossa atuação e cobrar das autoridades as mudanças necessárias para um desenvolvimento rural mais justo e sustentável”, destacou Carlos Joel.

 

A visita a Canguçu faz parte de uma série de ações que a Fetag-RS está realizando em diversas regiões do estado. Essas iniciativas buscam criar um canal de conexão mais próxima com os agricultores familiares, promovendo um diálogo aberto e transparente. Além disso, a Federação está empenhada em levar essas demandas aos órgãos governamentais, buscando garantir que as políticas públicas cheguem efetivamente a quem mais precisa. Uma ação efetiva do projeto em Canguçu foi a criação do Comitê Municipal da Década da Agricultura Familiar com as entidades vivas do município que terão o papel de dialogar sobre ações estratégicas em prol do setor.

 

As visitas foram acompanhadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu, Guilherme Tessmer, o coordenador da Regional Sul, Derli Oliveira de Melo e o assessor regional, Andrius Almeida de Melo.