NOTÍCIAS

Agricultura familiar em debate na Fetag-RS: pautas para o futuro no RS

A Fetag-RS reuniu coordenadores(as) e assessores(as) regionais em um encontro, nos dias 26 e 27, em Porto Alegre, para discutir eixos centrais para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. Temas como créditos de carbono, ICMS, formação, comunicação e o Grito da Terra foram debatidos como cruciais para garantir a sustentabilidade do setor.

A busca por alternativas de renda e a mitigação das mudanças climáticas convergem na discussão sobre créditos de carbono. A agricultura familiar, com suas práticas ambientais sustentáveis, tem potencial para entrar no espaço de negociação deste mercado que está em crescimento. A Fetag-RS e seus Sindicatos estão estruturando uma plataforma para atuar nesta área e beneficiar o agricultor familiar.

O tema em debate no Estado, os decretos do ICMS, foi abordado. O indicativo do colegiado é para que aconteça a negociação para a revogação dos decretos por parte do governo do estado e que se leve mais uma vez para a Assembleia Legislativa a votação do Projeto de Lei para a elevação da alíquota modal do imposto de forma moderada, o que gerará o menor impacto à agricultura familiar.

A necessidade de investir em formação e comunicação para fortalecer a agricultura familiar também foi enfatizada. A capacitação dos agricultores em áreas como gestão, produção sustentável e comercialização, além da ampliação dos canais de comunicação para divulgar os produtos e fortalecer a identidade do setor, foram consideradas cruciais para o desenvolvimento da agricultura familiar.

E os agricultores gaúchos estão se preparando para mais um Grito da Terra Brasil, que será realizado nos dias 20 e 21 de abril, em Brasília. A pauta principal de debate é a manutenção do Proagro enquanto política pública de garantia de safra para a agricultura familiar. Outros pontos como o Plano Safra, a sustentabilidade das cadeias produtivas, a agroecologia, a geração de renda, a ampliação de políticas públicas, entre outros assuntos serão estruturantes na pauta da mobilização e entregues ao governo federal.

A Fetag-RS está comprometida com a construção de um futuro sustentável para o setor, garantindo a segurança alimentar da população gaúcha e o desenvolvimento das comunidades rurais.a