NOTÍCIAS

Agricultura Familiar gaúcha na Expotchê

 
Ultrapassando as divisas do Rio Grande do Sul, 16 agroindústrias familiares seguem em caravana à Brasília para participar da Expotchê, que ocorre de 7 a 16 junho no Parque da Cidade em Brasília/DF.

 

 
A Expotchê é realizada desde 1992. Atualmente, são cerca de 300 expositores (em sua maioria do Rio Grande do Sul), distribuídos numa área de 27 mil metros quadrados. São estandes destinados a roupas, calçados, couro, malhas, lãs, queijos, salames, vinhos, sucos, chocolates, artesanato, churrasco, chimarrão, muitos deles produzidos por pequenos produtores e integrantes de programas de agricultura familiar. Além disso, o evento oferece uma intensa programação de shows, com apresentações diárias no Palco Principal e grupos musicais e de dança folclórica no Palco Regional.

 

 
Os empreendimentos da agricultura familiar são organizados pela FETAG-RS em parceria com o Sebrae RS. Cabe salientar, que além do apoio das entidades, os empreendimentos também estão entrando com uma contrapartida nas despesas.

 

 
A agricultura familiar gaúcha está levando à Brasília uma infinidade de delícias, como queijos, salames, sucos, cachaças, biscoitos, mel, mandolates caseiros, schmias, doces, conservas, erva mate, copas, polpas, vinhos, espumantes, artesanatos, chás, flores, plantas, entre outros produtos em um montante de 25 toneladas de produtos.

 

 
Segundo Jocimar Rabaioli – Assessor de Política Agrícola da FETAG-RS “o objetivo é não apenas a venda de produtos na feira, mas prospectar mercados na grande capital e abrir novos canais de comercialização”.