NOTÍCIAS

Agricultura familiar terá prorrogação de dívidas

As intensas chuvas que provocaram inundações em diversas partes do Estado ao longo da semana fizeram com que inúmeras propriedades rurais fossem devastadas, causando prejuízos sérios para as famílias agricultoras, algumas das quais perderam tudo mais vez, já que tinham sido atingidas em setembro.

Com o apoio da Fetag-RS, que já havia feito a solicitação no ano passado, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que agricultores poderão renegociar dívidas do crédito rural de investimentos. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e tem o prazo limite para repactuação até 31 de maio. Assim, as instituições financeiras poderão adiar ou parcelar os débitos que irão vencer ainda em 2024.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a medida é fundamental, pois são inúmeros os relatos de famílias que perderam absolutamente toda a sua produção e até mesmo casas e outros danos estruturais nas propriedades. Porém, ainda faltam os custeios pecuários que vencem em breve e não estão amparados pelo Proagro. A Fetag-RS seguirá buscando mais auxílio e medidas que tragam alento para as famílias agricultoras gaúchas”.

A Fetag-RS reforça o pedido para que as pessoas busquem locais seguros para permanecer até o momento em que as águas baixem e as chuvas cessem. A vida sempre está em primeiro lugar.