NOTÍCIAS

Assalariados conquistam plano que fortalece seus direitos

O lançamento do Plano Nacional dos Trabalhadores Rurais Empregados (Planatre) ontem (29), na sede da Contag, marcou mais uma conquista para os assalariados rurais, que são os precursores da criação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Um avanço que é fruto da luta contínua da Contag, Federações e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados, pois através de suas ações estratégicas vêm pautando políticas públicas diferenciadas para categoria.
E foi como resposta do grito que vem dos assalariados rurais e se reproduz pelo MSTTR, que o Planatre chega com o objetivo de contribuir na implementação de programas e ações para fortalecer os direitos sociais e a proteção social dos trabalhadores e trabalhadoras rurais empregados.
O vice-presidente da Fetag, Nelson Wild, lembrou que o Planatre é uma conquista que surgiu em março de 2012, quando ocorreu a primeira mobilização nacional dos Assalariados Rurais, com a proposta de constituir uma política nacional para os assalariados rurais. Lançado agora, o Planatre basicamente é formado por quatro grandes eixos:
1o Formação, capacitação e ampliação da escolaridade dos trabalhadores rurais;
2o Combate à informalidade;
3o Oportunidade de Geração de Trabalho e Renda; e
4o Saúde, assistência social e segurança ao trabalhador.
Conforme Wild, é neste sentido que surge com muita força essa política nacional que começa a ser implementada no Brasil a partir de seu lançamento. Uma cobrança muito forte da Contag para que as coisas aconteçam. E aí dialoga com a habitação, o acesso ao Programa de Integração Social (PIS), reforma agrária, entre outros. “Sem dúvida, um dia histórico para os assalariados rurais brasileiros”, enfatizou Wild.

INFORMALIDADE

O combate à informalidade foi lembrado pelo secretário de Assalariados Rurais da Contag, Elias D`Ângelo Borges, já que essa política garante o seu combate. “Considero que muito ainda vamos construir ao longo dessa caminhada. Precisamos implementar essa política, avançando em questões como acesso à terra, habitação rural, educação, saúde, entre outras condições estruturantes para o campo que queremos. Os assalariados estão em festa por essa conquista”, destacou.
Os ministros da presidência da República, Miguel Rossetto, e do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, presentes na solenidade reconheceram a importância da Contag na garantia dos direitos dos assalariados rurais. “Cerca de 60% dos assalariados são formais hoje em dia, devido ao trabalho conjunto entre o MTE e organizações parceiras como a Contag.

CARTILHAS

As cartilhas – 7.000 – serão enviadas às Federações e STR`s através da Secretaria de Assalariados da Contag nos próximos dias.

Assessoria de Imprensa – 30/07/2015