NOTÍCIAS

Assembleia de produtores aprova Carta dos Lácteos do Vale

Mais de 400 pessoas – famílias produtoras de leite de 41 municípios das Regionais Sindicais Vale do Taquari e Serra do Alto Taquari, que congregam 33 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados à Fetag, participaram na tarde de hoje (27) de uma Assembleia de Manifesto em Defesa dos Produtores de Leite no Galpão do CTG Querência, junto à rodovia RS130, em Arroio do Meio. A reunião deu sequência às diversas audiências públicas e mobilizações que a Fetag, regionais e STR`s vêm promovendo no sentido de melhorar a situação da cadeia leiteira do Estado, que enfrenta dificuldades. A assembleia dos produtores aprovou o documento intitulado “Carta dos Lácteos do Vale”, que contém várias reivindicações aos governos federal e estadual, tais como aquisição de leite em pó, exportação, combate à impunidade e soluções futuras.
O 1°tesoureiro da Fetag, Nestor Bonfanti, avaliou o evento de forma positiva e garantiu às famílias que a Federação, ao lado de seus STR`s, regionais sindicais e dos deputados Heitor Schuch e Elton Weber, está fazendo de tudo para reverter essa situação. “Para a Fetag, o leite é uma questão muito mais social do que econômica”, disse. Os assessores Márcio Langer, de Política Agrícola, e Elaine Dillenburg, jurídico, falaram, respectivamente, dos aspectos econômicos e explicações sobre pagamentos e direitos dos produtores.  
Para Luciano Carminatti, coordenador da Regional Vale do Taquari, a reunião teve por objetivo buscar soluções para a cadeia do leite, pois a instabilidade atual é muito grande. Já o coordenador da Regional Serra do Alto Taquari, Rudi Bagnara, lembrou que o futuro da cadeia também merece bastante atenção.O deputado Elton Weber revelou que na próxima semana apresentará um projeto de lei para que seja regulamentado o transporte de leite, bem como dos entrepostos (postos de resfriamento) para evitar que ocorram fraudes por parte de autônomos, como no Leite Compen$ado. Além disso, no dia 6 de abril, às 14h, haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa.

Assessoria de Imprensa – 27/03/2015