NOTÍCIAS

Audiência no Ministério Público debate a estiagem

Na tarde de ontem, quarta-feira (9), o presidente da Fetag-RS Carlos Joel da Silva representou a Federação em audiência com o procurador geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Marcelo Dorneles, deputados que integram a Frente Parlamentar da Agropecuária, Elton Weber, Ernani Polo e Carlos Búrigo, e representantes de entidades da agricultura e da pecuária.

A audiência teve como objetivo debater sobre a estiagem que vem assolando o Estado no começo deste ano e encontrar alternativas que possibilitem a armazenagem de água e a irrigação, o que auxiliaria a agricultura e a pecuária familiar a minimizar riscos com novos períodos de escassez hídrica.

Foi definida a criação de um grupo de trabalho integrado por membros do Ministério Público do Estado e das entidades representativas para buscar soluções que atendam as necessidades do setor e que não tragam prejuízos ao meio ambiente.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a agricultura e a pecuária familiar não tem interesse em prejudicar o meio ambiente, pelo contrário. Quanto melhores forem as condições em sua propriedade, mais e melhor ele poderá produzir. Entendemos que armazenar água não traz nenhum prejuízo, proporciona certa segurança para o produtor e que isso é muito melhor do que perfurar poços artesianos e utilizar as reservas. A reunião foi muito positiva, pois é com diálogo entre todos que vamos construir o melhor caminho para atender essa demanda”.

Atualmente, 402 municípios já decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul devido a falta de chuvas.

 

Foto: Alexandre Farina/Assembleia Legislativa