NOTÍCIAS

Audiência Pública discute crise na suinocultura gaúcha

Na manhã desta segunda-feira (25), a Fetag-RS participou de Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa que discutiu a crise enfrentada pela suinocultura no estado do Rio Grande do Sul e as possíveis alternativas para viabilizar o setor.

Nos últimos seis anos, houve crescimento próximo a 40% no setor da suinocultura, porém, no início de 2022, uma profunda crise financeira em decorrência do excesso de produção e da elevação dos preços dos insumos que compõem a ração, ocasionaram uma queda drástica nos preços pagos aos produtores.

O momento ruim já está gerando consequências graves para os(as) produtores(as), sendo que alguns já desistiram da atividade e cerca de 15 mil matrizes podem ser descartadas. A situação exige atenção especial ao suinocultor independente, para os quais os prejuízos já ultrapassam os R$ 300,00 por animal vendido.

A Fetag-RS destacou que além dos problemas de mercado, alto custo de produção e dos crescentes prejuízos que os(as) agricultores(as) vêm enfrentando, pois mais uma vez ficaram sem possibilidade de acesso ao crédito para custeio e investimento, inclusive no âmbito do PRONAF. Também foi reforçado aos presentes a importância da aprovação do PLN1, que recompõe o orçamento do atual Plano Safra, além da criação políticas publicas de incentivo à produção de milho e a regularização de pequenas agroindústrias de beneficiamento da carne suína.

Participaram da audiência deputados estaduais, e entidades ligadas ao setor produtivo.