NOTÍCIAS

Audiência na Assembleia legislativa discute alternativas para estiagem

Nesta segunda-feira (9), a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realizou uma audiência para tratar sobre os efeitos da estiagem que assola o Estado nos últimos meses. A Subcomissão de Irrigação está trabalhando em estratégias para viabilizar a irrigação no estado.

 

A FETAG-RS esteve representada na audiência pelo seu vice-presidente, Eugênio Zanetti, e pelo assessor de política agrícola, Adrik Richter.

 

Dentre os temas tratados na audiência, a forma como o problema da estiagem é tratado, já que não há um planejamento que evite que períodos de seca prejudiquem de forma drástica a agricultura e a pecuária gaúcha.

 

Para Eugênio Zanetti, vice-presidente da FETAG-RS, “em períodos com chuvas dentro da média, infelizmente, essa questão cai no esquecimento. Precisamos mudar isso a cultura de remediar o problema, e passarmos para prevenção. Irrigação é a melhor saída para o agricultor, porém hoje é um dos maiores gargalos, pois a burocracia é muito grande e o custo é muito alto”.

 

Na reunião, foi tratado sobre o papel do Estado para incentivar a irrigação, que seria o de baixar os impostos, além de flexibilizar e de baratear o seguro e a taxa de juros para quem tem irrigação.

 

A FETAG-RS defende um projeto de desenvolvimento a longo prazo para a agricultura e para a pecuária do Rio Grande do Sul, onde constem projetos de incentivo a irrigação, manejo de solo e, principalmente, projetos de assistência técnica aos produtores.