NOTÍCIAS

Audiência pública debate situação dos produtores de leite

O presidente da Fetag, Elton Weber, participou hoje (13) de audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa para debater a situação dos produtores de leite do Estado, que estão sem receber há mais de dois meses de empresas como a LBR, Promilk, Pavlat, Hollmann e Monday. “O não-pagamento pelo produto entregue resulta em inadimplência junto ao comércio dos pequenos municípios, além de comprometer a capacidade de investimento e de giro para continuar na atividade. A receita com a venda do leite é, muitas vezes, a única fonte de renda das propriedades, utilizada para aquisição de alimentos e manutenção familiar”, justifica. 
Os encaminhamentos foram os seguintes para os produtores atingidos por essas indústrias:
– Encaminhar ao MDA dados e informações para verificação da necessidade de uma linha de crédito emergencial;
– Revisar os futuros incentivos fiscais do governo com relação às novas instalações de empresas no Estado;
– Verificar a situação das empresas que fizeram aquisição de ativos da LBR. Caso haja valores ainda a serem pagos, que estes possam ser direcionados para garantir o pagamento dos produtores credores desta indústria; 
– Produtores devem solicitar prorrogação das dívidas imediatamente nos agentes financeiros;
– Construção de regramento, através de lei federal, que priorize o crédito dos produtores em caso de recuperação judicial ou falência; 
– Seguro diferenciado aos produtores de leite, que assegure tal condição; 
– Movimento permanente em defesa dos produtores de leite com todas as entidades comprometidas com o setor; e
– Que o Ministério Público acompanhe a transferência de bens que as empresas podem estar fazendo. Ainda foram reivindicadas uma Política Nacional para a Produção Leiteira (preço mínimo, campanha de valorização do leite, entre outras).
Também foi solicitada a anistia das dívidas junto ao Feaper. O delegado do MDA, Marcos Regelin, vai agendar uma audiência com o ministro Miguel Rossetto para as entidades representativas dos produtores tratarem do assunto. Ele informou que a Conab dispõe de R$ 13,5 bilhões para compra de leite em pó.

Mais informações: Elton Weber (51) 9325-0040

Assessoria de Imprensa – 13/11/2014