NOTÍCIAS

AVANÇOS NA CADEIA DO ARROZ SÃO EVIDENCIADOS EM REUNIÃO COM MINISTRA DA AGRICULTURA

 

Hoje a tarde, 26, aconteceu a reunião da cadeia do arroz com a Ministra da Agricultura Tereza Cristina. Todos os elos da cadeia produtiva estavam presentes, a representação dos produtores através da FETAG-RS, representada pelo seu presidente Carlos Joel da Silv, a FARSUL e FEDERARROZ, como também a representação da indústria, representação da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, o Senador Luis Carlos Heinze e os Deputados Federais – Alceu Moreira, Jerônimo Goergen e Afonso Hamm.

 

Durante a reunião a Ministra apresentou que está praticamente certo o acordo para o México importar arroz do Brasil, mas a discussão vai bem mais além de exportar, e sim também cuidar do Mercosul, para as implicações principalmente do Paraguai.

 

Carlos Joel da Silva – Presidente da FETAG-RS afirma que o maior problema é o preço pago ao produtor, pois o custo de produção é muito alto, começa pelos altos juros, pela dificuldade do crédito oficial, alto custo da energia elétrica e óleo diesel, e quando o produtor tem uma boa produção não tem preço justo, contudo, na prateleira do supermercado o valor não baixa para o consumidor final. Joel diz que “tem alguém que explora o agricultor e o consumidor neste processo, tem muito parceiro ganhando dinheiro e que nunca plantou um pé de arroz, podemos citar, governos, bancos, indústria e supermercados. O caminho e rediscutir o custo de produção e regular as importações, achar uma saída do endividamento e criar mecanismos para regular as margens de lucro da indústria e do supermercado, com o governo entrando forte no estoque de passagem.”

 

O encaminhamento da reunião é a discussão interna no governo e daqui a vinte dias a equipe volta a se reunir com as entidades e apresentará uma proposta de avanço para a cadeia produtiva.