NOTÍCIAS

Casa Familiar realiza curso de Planejamento e Gestão da Propriedade

     A Casa Familiar Rural Santo Antônio (CFRSA) realizou na última quinta-feira, dia 29, o curso de Planejamento e Gestão da Propriedade Rural, que será oferecido gratuitamente pela entidade por meio da parceria Fetag/Senar, com apoio das entidades da Comissão Agropecuária de Santo Antônio das Missões (Casam). A aula inaugural contou com a presença de autoridades e representantes das entidades parceiras e alunos.
     O presidente da CFRSA, Agnaldo Barcelos, que também está à frente do  STR de Santo Antônio das Missões e Garruchos e é diretor da Fetag, deu as boas-vindas e destacou a importância para os alunos da participação de várias entidades no ato de abertura do curso, o que, para ele, demonstra que os estudantes podem contar com estas instituições. “A ideia da formação é conseguir fazer com que o jovem possa se emancipar, ser uma liderança, um ator social”, destacou.
     Agnaldo enfatizou a necessidade de discutir a sucessão rural e afirmou que as famílias serão convidadas a discutir este assunto durante a formação. Flávio Bonato, chefe do Escritório Municipal Emater/RS-Ascar, apresentou os temas do curso e ressaltou que será um trabalho voluntário das entidades envolvidas. Já o assistente técnico de campo da Coopatrigo/CCGL, Paulo Paim, realizou uma explanação sobre o método da pedagogia da alternância, no qual a capacitação será realizada. Na sequência, os representantes das entidades e as autoridades foram convidadas a se manifestar e, além de destacarem a importância do curso, se colocaram à disposição para colaborar.
     O curso de capacitação tem como público-alvo agricultores de qualquer idade ou escolaridade. A turma é formada por 18 alunos – são 15 de Santo Antônio das Missões, um de Pirapó, um de Porto Xavier e um de Bossoroca. A capacitação será realizada no método da pedagogia da alternância: uma semana de aula presencial, de segunda à noite até o meio-dia de sexta-feira, e três semanas na propriedade. Uma equipe pedagógica formada por representantes das entidades coordena as atividades do curso, que vai até julho de 2016, prazo que encerra-se esta parceria entre Fetag e Senar.
     As atividades da primeira semana do curso seguiram com o debate sobre o tema “Sucessão Rural e Planejamento da Propriedade”, sob responsabilidade do engenheiro agrônomo André Oliveira, da Emater. (Fonte: Vladson Ajala/Gazeta Missões)

Assessoria de Imprensa – 04/11/2015