NOTÍCIAS

Câmara dos Deputados vai prestar homenagem à Fetag

O deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS) é o proponente da Sessão Solene que vai homenagear os 50 anos de fundação da Fetag. A solenidade será realizada no dia 14 de outubro, às 10 horas, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A iniciativa de Marchezan se dá pela representatividade da federação junto ao homem do campo. A Fetag-RS representa cerca de 1,5 milhão de agricultores, pecuaristas familiares e assalariados rurais. É responsável por empunhar as principais bandeiras do trabalhador rural, como a mobilização contra a informalidade no campo, luta pela garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários, de renda, de crédito e de moradia.
Marchezan considera que a Fetag conseguiu juntar todas as matizes políticas e partidárias sem se partidarizar. Ao longo da sua história, elegeu deputados federais e estaduais. Mesmo com toda essa estrutura, acredita o deputado, jamais deixou de representar os princípios e valores que levaram à fundação do primeiro sindicato.
Trajetória
A Fetag-RS foi fundada em 6 de outubro de 1963, por representantes de sindicatos de trabalhadores rurais de Caxias do Sul, Porto Alegre, Taquari, Veranópolis, Antônio Prado, Santa Rosa, Torres e Farroupilha. O começo de sua história foi marcado pela defesa do movimento sindical e da Reforma Agrária, pela luta por melhores preços para os produtos agrícolas, pelo cumprimento da legislação trabalhista e pela equiparação de direitos entre trabalhadores urbanos e rurais.
Entre as principais conquistas da Fetag-RS, destaca-se a inclusão efetiva das trabalhadoras rurais no movimento sindical; a organização e o fortalecimento da juventude rural; a realização do primeiro Grito do Campo, em Porto Alegre; a garantia dos direitos previdenciários na Constituição Federal; a instituição de políticas de crédito diferenciadas, inclusive, para aquisição de terra; e a criação da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf) e seus programas de habitação rural.
Ao longo de sua trajetória, a Fetag-RS mostrou seu pioneirismo em mobilizações que repercutiram nacionalmente. Assim foi com a organização dos trabalhadores aposentados rurais, a inclusão da agricultura familiar em grandes eventos, como a Expointer, e a luta por uma educação básica que leve em conta as características do meio rural.
Atualmente, a entidade conta com 350 sindicatos filiados, abrangendo 431 municípios gaúchos, organizados em 23 regionais sindicais. Os 50 anos de história demonstram a organização, a mobilização e o reconhecimento da Fetag-RS perante a sociedade e governantes. Hoje, os principais desafios da entidade são a garantia de melhores condições de habitação, a formação de lideranças, a inovação das ações do movimento sindical e, especialmente, a permanência e o retorno do jovem ao campo.

Assessoria de Imprensa Deputado Nelson Marchezan Júnior – 10/10/2013