NOTÍCIAS

Cobrança da FETAG-RS gera resultados e empresas retomam compras de tabaco

Levando em consideração a crítica situação vivida pelos agricultores familiares gaúchos, duplamente atingidos pela estiagem e pelo Coronavírus a FETAG-RS segue em busca de soluções para as cadeias produtivas, e os resultados começam a aparecer.

Um dos setores atingidos seriamente afetados pela crise provocada pela pandemia, o setor fumageiro, que havia interrompido as compras de tabaco no final do mês de março, deixando muitos agricultores sem perspectivas de escoamento de produção, já começam a retomar suas compras.

As empresas do setor estão enviando seus cronogramas de compras para a FETAG-RS. Em alguns casos, as compras já recomeçaram no dia 1 de abril, no entanto, a grande maioria ainda segue retomando suas atividades de forma gradativa. A empresa Alliance One já retomou as compras em todas as unidades. Philip Morris e Premium estão reiniciando as atividades de forma gradativa, sendo que a Premium já retornou as atividades na unidade de Santa Cruz do Sul.

Já a CTA, anunciou a que unidade de Venâncio Aires voltará as atividades nesta sexta-feira (3). As empresas CBT, JTI, Souza Cruz, Marasca retomarão as compras a partir da próxima segunda-feira (6), enquanto a UTC anunciou a o reinício a partir do dia 13.

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “as empresas estão retomando as atividades, respeitando as determinações dos decretos de cada Estado e de cada município, porém com uma capacidade reduzida, e observando todas as medidas sanitárias para evitar a proliferação do Covid-19. O processo levará um tempo para normalizar, mas já consideramos um grande avanço essa retomada. Mais um pleito da FETAG-RS sendo atendido em benefício aos agricultores”.